Procon encontra irregularidades em pastelarias após denúncia de trabalho escravo

Também foram encontradas diversas irregularidades
Também foram encontradas diversas irregularidades

O Procon Estadual constatou irregularidades em duas pastelarias durante fiscalização que aconteceu nesta última terça-feira, dia 16, na Vial da Penha. Os dois estabelecimentos vistoriados eram alvo de denúncias de trabalho análogo ao escravo. Durante a fiscalização, os agentes encontraram muita sujeira, uso de botijões de gás sem autorização e cerca de 10kg de alimentos impróprios ao consumo.

Na Pastelaria Oriental, localizada na Avenida Vicente de Carvalho 995, foram encontrados 20 litros de refresco feito com água sem comprovação da qualidade ou procedência. Não foram apresentados os certificados de dedetização e de potabilidade da água, e foi dado um prazo de 15 dias para apresentação dos documentos no Procon. Sem especificação de validade, havia 2kg de frango desfiado e 300g de cortes da mesma carne. Por também não apresentarem o certificado do Corpo de Bombeiros, foi lacrada a saída do gás da mangueira do botijão e o mesmo foi retirado imediatamente do local.

No Recanto da Vila, localizado no mesmo endereço, na loja Q, estavam vencidos 2,25kg de costela suína e 2,3kg de osso buco suíno. Sem especificação de validade, haviam 500g de requeijão, 3kg de carnes diversas e 300g de frios. A cozinha estava em péssimas condições de higiene e foi determinada a limpeza imediata. A lixeira estava sem tampa e o ralo não era sifonado. Os fiscais determinaram a retirada de quatro botijões. Os certificados de potabilidade da água e de dedetização estavam vencidos.

Na ação, o Ministério do Trabalho e Emprego encontrou, em cada estabelecimento, um casal de chineses. Na Oriental, um homem estava sem documentação e a mulher possuía o passaporte de turista vencido, desde 2014. No Recanto da Vila, as duas pessoas encontradas estavam sem documento de identificação.

Os quatro trabalhadores em situação irregular foram encaminhados ao MTE para esclarecimentos.

Administrador

Este site é um blog que reúne notícias úteis e importantes sobre toda região do bairro Vila da Penha localizado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *