terça-feira, abril 16, 2024
Geral

Ônibus do BRT Transcarioca começaram a circular na região desde o último sábado

Foto: Reprodução TV Globo
Foto: Reprodução TV Globo

Desde o último sábado, dia 13, foi iniciada a terceira e última etapa do processo de implantação do BRT Transcarioca, conforme informou a Secretaria Municipal de Transportes. O serviço expresso que vai de Vicente de Carvalho até a Alvorada que já estava em funcionamento desde o dia 6 será estendido até a Penha e passa a ser chamado Expresso Penha-Alvorada, com intervalos de 10 minutos entre as saídas.

Ainda no sábado, a Secretaria Municipal de Transportes iniciou a nova linha Penha – Madureira (Parador) com saídas a cada sete minutos, passando pelas estações Penha, Pastor José Santos, Guaporé, Praça do Carmo, Pedro Taques, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho (integração com Metrô), Marambaia, Vaz Lobo, Vila Queiroz, Otaviano, Mercadão e Madureira Manaceia. Com isso, o BRT Transcarioca passa a atender aos bairros de Madureira (lado norte junto ao Mercadão), Vaz Lobo, Irajá, Vila Kosmos, Vila da Penha, Penha Circular e Penha.

As medidas anunciadas seguem o planejamento definido pelo município. As mudanças estão sendo divulgadas nas estações, e nos principais pontos das linhas, com a distribuição de folhetos explicativos. As novidades também estão nas redes sociais do BRT Rio, que atingem mais de 120 mil seguidores.

O BRT Transcarioca liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), sendo o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade que já reduziu em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho. São 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos.

O Transcarioca já transporta 142 mil passageiros por dia, devendo chegar aos 320 mil ao final da implantação da terceira e última etapa. O corredor tem ainda seis estações a serem inauguradas até o término desta etapa: Ibapina, Olaria, Cardoso de Moraes, Santa Luzia, Maré e Fundão. O primeiro BRT implantado na cidade, o Transoeste, já transporta 192 mil passageiros por dia.

Horário de funcionamento do BRT Transcarioca

Galeão – Alvorada (Semi-direto) – Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Vicente de Carvalho, que integra com o metrô, Galeão – Tom Jobim 2 e Galeão – Tom Jobim 1.

Penha – Alvorada (Expresso): ¬ Horário de funcionamento: das 5h às 23h
Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara, Tanque, Praça Seca, Madureira/Manaceia (integração com o trem), Vicente de Carvalho (integração com Metrô) e Penha.

Madureira – Penha (Parador) – 24 horas
Estações: Penha, Pastor José Santos, Guaporé, Praça do Carmo, Pedro Taques, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho (integração com Metrô), Marambaia, Vaz Lobo, Vila Queiroz, Otaviano, Mercadão e Madureira Manaceia.

Madureira – Alvorada (Parador) – Horário de funcionamento: 24h
Estações: Terminal Alvorada, Lourenço Jorge, Aeroporto Jacarepaguá, Via Parque, Centro Metropolitano, Hospital Sarah, Rio2, Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Vila Sapê, Recanto das Palmeiras, Divina Providência, Merck, André Rocha, Taquara, Aracy Cabral e Tanque, Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Terminal Paulo da Portela, em Madureira (integração com o trem).

Madureira – Alvorada (Expresso) – Horário de funcionamento: das 5h às 23h, de segunda a sábado
Estações: Terminal Alvorada, Rio 2, Santa Efigênia, Taquara e Tanque, Praça Seca, e Terminal Paulo da Portela, em Madureira (integração com o trem).

Administrador

Este site é um blog que reúne notícias úteis e importantes sobre toda região do bairro Vila da Penha localizado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *