Fiat Idea 2011

A Fiat lançou a primeira reestilização de seu monovolume, lançado no Brasil em 2005. Tendo como concorrente a envelhecida Chevrolet Meriva e o Honda Fit, o Idea chega com fôlego de jovem, desenho retocado e novas opções de motores.

Fiat Idea 2011

A dianteira passou por grandes mudanças: faróis maiores, para-choque redesenhado e capô que forma um vinco em “V”. Na lateral recebeu apenas novas maçanetas e retrovisores. E a traseira teve apenas duas novidades: a lanterna com LEDs e a placa saiu da tampa do porta-malas para o para-choque.

Fiat Idea 2011

Por dentro há pouco a ser dito: o conjunto de instrumentos ganhou novos grafismos, o volante é novo e o painel é o mesmo, podendo receber um segundo tom de acordo com a versão.

Fiat Idea 2011

Um ponto negativo, principalmente para um país tropical como o Brasil: a Fiat não oferece ar-condicionado de série para as duas versões mais baratas do Idea. Para um carro que custa a partir de R$ 43,5 mil isso é uma falha injustificável.

O Idea terá as seguintes versões de acabamento: Attractive 1.4, Essence 1.6 16v, Adventure 1.8 16v e a nova Sporting 1.8 16v.

Fiat Idea 2011

O motor 1.4 possui 80 cv a 81 cv (gasolina e etanol, respectivamente) não sofreu alterações mecânicas, e manteve o desempenho do modelo anterior. Já o motor 1.6 16v, da nova família de motores ETorQ, rende até 117 cv (com etanol). Este motor é suficiente para o uso urbano, e 80% da torque de 16,8 kgfm já aparece aos 1.500 rpm. Já o motor 1.8 16V, que também é novidade e faz parte da nova família de motores ETorQ, rende até 132 cv e fornece mais desempenho para uso em estradas.

Fiat Idea 2011
Novo motor E.TorQ

O câmbio automatizado Dualogic só está disponível a partir da versão Essence, mas o seu comportamento decepciona, com uma lentidão de resposta que pode irritar os motoristas. Trancos em baixas velocidades também serão uma constante, quebrando um dos benefícios de um câmbio automatizado/automático: conforto.

Fiat Idea 2011

Quem pensa em fugir do câmbio automatizado partindo para o câmbio manual, também vai se decepcionar. O curso do engate da marcha é muito longo e impreciso. Consumidores mais exigentes podem questionar a qualidade da transmissão.

Fiat Idea 2011

A suspensão mais firme foi mantida, mas a sua altura elevada (1,70 m) em conjunto com a ausência do controle de estabilidade, impede que se faça curvas “mais quentes”, nada em desacordo com a proposta de ser um veículo familiar.

A versão Adventure ganhou generosas capas de plástico sobre as caixas de roda, um enorme friso lateral, para-choques anabolizados e a grade cromada do radiador ganhou o nome “Adventure”. Criadora do estilo “pseudo off-road”, a Fiat desta vez exagerou. Com tantos plásticos fica inevitável a comparação com os velocípedes da década de 80.

Fiat Idea 2011

O Idea Sporting é a nova versão da minivan. Possui rodas de 16 polegadas, spoilers e ponteira do escapamento cromada. Apesar do ar de novidade, não agradou a todos.

No final a reestilização foi positiva para o carro, ao menos mudaram-se as linhas e a cara do Idea, agora só resta saber se o mercado vai aprovar as mudanças.

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