Vigilância Sanitária interdita várias lojas no Carioca Shopping

A Vigilância Sanitária Municipal realizou na tarde de ontem, dia 9, mais uma operação “Shopping Saudável”, desta vez no Carioca Shopping, na Vila da Penha. Durante a ação os técnicos vistoriaram 38 estabelecimentos que comercializam alimentos e 15 da área de saúde e estética, além de pontos estruturais do shopping, como condições do ar condicionado e da água potável. Ao todo, 19 estabelecimentos foram multados e 30 foram intimados a realizar adequações físicas. Além disso, o shopping teve seu ambulatório interditado parcialmente.

Na área de alimentos três lojas foram totalmente interditadas e uma parcialmente interditada. A Kanzai Sushi foi fechada por falta de asseio e exposição inadequada dos pescados; o quiosque Kibon, por manter fonte de água alternativa muito suja; e a Roasted Potato (batata recheada), por apresentar excesso de insetos (baratas) vivos e mortos. Já o Girafa’s, foi parcialmente interditado, pois o balcão expositor de saladas estava com temperatura inadequada. O equipamento ficará interditado até a empresa efetuar o reparo.

Ao todo, 18 multas foram aplicadas. Destas, nove foram por falta de asseio: Supermercado Extra, Lojas Americanas, Mister Pizza, Cia da Empada, Roested Potato, restaurante Tempero Mania, Pop Pipocas, Kanzai Boat Sushi e quiosque Kibon. Outros quatro restaurantes foram infracionados por não possuírem água quente corrente: Patroni Pizza, Rei do Mate, Habib’s e Botsuana Grill. Dois locais foram multados por manuseio simultâneo de dinheiro e alimento: Vivenda do Camarão e Yogoberry que também foi autuada por funcionários estarem sem uniforme.

Os restaurantes Pizza Mille e Sass Grill tiveram, além das multas, alimentos apreendidos. Na Pizza Mille foram inutilizados 50kg de massa, o que corresponde a cerca de 300 pizzas, que estavam sem indicação de origem e rotulagem obrigatória. No Sass Grill, os fiscais inutilizaram 12 kg de salgados diversos, impróprios para consumo, totalizando 62 quilos de alimentos inutilizados pela Vigilância Sanitária no shopping.

Outros 23 estabalecimentos alimentícios do shopping foram intimados a fazer adequações para atender as exigências sanitárias com prazos que variam conforme o risco sanitário de cada caso.

Na área de saúde, o ambulatório do Carioca Shopping foi interditado parcialmente, pois apresentava inadequações em sua esterilização. A loja Pastor Tatoo também foi interditada parcialmente, pois utilizava aparelho a laser para retirada de tatuagem sem a presença de um médico, o que é obrigatório. Uma ótica foi multada, pois não apresentou o livro de prescrições médicas. Outros sete estabelecimentos, como salões de beleza e drogarias, foram intimados a realizar melhorias e adequações.

Desde setembro de 2010 a operação “Shopping Saudável” já passou por 15 shoppings da cidade (incluindo a operação desta quarta-feira), e 662 kg de alimentos foram inutilizados.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil orienta o consumidor a denunciar qualquer tipo de irregularidade ao Setor de Reclamações da Vigilância Sanitária (Rua do Lavradio, 180, Centro) ou pelo telefone 2224-9762.

Fonte: Vigilância Sanitária.

6 comentários em “Vigilância Sanitária interdita várias lojas no Carioca Shopping

  • 10/02/2011 em 08:32
    Permalink

    Já havia algum tempo que evitava de ir no Carioca Shopping, pois ele está cheio de pedintes e camelôs vendendo bugigangas, além dos assaltos que tem ocorrido no seu interior. Mas depois dessa notícia, nem tem condições mais de ir lá!

    O Carioca Shopping está se transformando num verdadeiro lixão!

  • 15/02/2011 em 05:58
    Permalink

    Fiquei abismada com o resultado dessa fiscalização! Nunca mais vou comer alguma coisa lá!

  • 04/05/2011 em 22:43
    Permalink

    É inadimissível que um shopping trate seus clientes dessa maneira. Não temos mais condições de frequêntar esse estabelecimento, pois estamos sendo tratados como porcos! Avisarei a todos da Vila da Penha sobre essa fiscalização. Temos que tomar alguma atitude.

  • 16/12/2013 em 10:17
    Permalink

    A vigilância sanitária tem que funcionar também no Supermercado EXTRA Largo do Bicão. Pelo amor de Deus, aquilo é uma sujeira só. A vigilância sanitária só funciona se nós consumidores fizer uma denuncia, não dá, com certeza muitos fiscais estão ganhando um dinheirinho por fora, como aconteceu agora pouco tempo, descobriu vários indo todos os meses buscar o seu dinheirinho nas lojas.

  • Pingback:Vigilancia Online Shopping | Actual Percentil

  • 18/11/2016 em 19:53
    Permalink

    Parabenizo à Vigilância Sanitária para cada vez mais cumprir com a sua obrigação. Só com fiscalização constante, principalmente nossa, poderemos melhorar o padrão de qualidade do que consumimos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *