Começa as obras para a duplicação do viaduto da Penha

A Prefeitura do Rio inicia hoje os trabalhos para a ampliação do viaduto João XXIII, que liga as avenidas Brás de Pina e Lobo Júnior, na Penha. A obra faz parte do conjunto de intervenções de implantação da Transcarioca, corredor expresso exclusivo para ônibus articulados que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, passando por Jacarepaguá, Madureira e Vicente de Carvalho, entre outros bairros.

De acordo com a Secretaria de Obras, os BRT’s (Bus Rapid Transit) não passarão por ali, mas o tráfego de automóveis será dividido entre os dois viadutos, com cada um deles com apenas um sentido do trânsito.

Viaduto João XXIII será duplicado
Viaduto João XXIII será duplicado

— Cada viaduto servirá a um sentido diferente. Hoje, há mão dupla ali e um estrangulamento no fluxo. Já estava saturado há muito tempo. A minha avó mora ali há 50 anos e já falavam nessa duplicação desde os tempos do Carlos Lacerda — diz o secretário municipal de obras, Alexandre Pinto.

Segundo Alexandre, a Avenida Brás de Pina também sofrerá intervenções para a construção da Transcarioca:

— Faremos outras modificações ali, em frente ao Parque Ary Barroso (ao lado do Hospital Getúlio Vargas), pois haverá segregação de faixas para os ônibus articulados na Avenida Brás de Pina. Não haverá desapropriações e as pistas serão alargadas, com novas configurações.

O segundo trecho da Transcarioca, entre o Largo da Penha e o aeroporto, deverá passar pelas ruas Uranos, Cardoso Moraes e Emílio Zaular. Depois seguirá pela Avenida dos Campeões, em Bonsucesso, para atravessar a Avenida Brasil por um viaduto até a Ilha do Fundão, para depois chegar até o Aeroporto do Galeão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *