Dicas para comprar pela internet com segurança

A palestra sobre segurança e gerenciamento de risco em e-commerce, realizada pelo sócio-fundador e diretor da MoIP Pagamentos, Daniel Fonseca, no 5º Web Expo Fórum 2011, que ocorreu em março, teve como objetivo alertar os internautas sobre os riscos de fraudes que podem acontecer no momento de efetuar a compra em uma loja virtual, além de esclarecer como são realizados os processos de aprovação das compras.

O anonimato foi citado como um dos principais problemas para as compras pela internet, o que facilita a falsidade ideológica e coloca em dúvida a credibilidade do vendedor. Ele aproveitou para explicar que a venda passa por algumas etapas: análise automática (validação dos dados, histórico de dados da loja, histórico de dados da indústria e informações do dispositivo), análise manual (investigação pessoal) e aprovação ou reprovação.

Algumas atitudes simples podem salvar os usuários de golpes como: manter o antivírus atualizado, verificar se a empresa existe fisicamente, se existe um número de telefone ou um endereço para contato, verificar se a página apresenta o cadeado no seu canto inferior junto com a sigla https na barra de endereço, optar por pagamentos via cartão de crédito e solicitar a entrega do produto antes do vencimento da fatura do cartão. Também é muito importante que o comprador não envie dados bancários ou o número do seu cartão de crédito via e-mail.

Segundo opiniões de especialistas em Direito Digital, o internauta poderá se sentir mais seguro ao consultar sites especializados em direitos do consumidor antes de realizar suas compras. Esses sites revelam reclamações de outros consumidores sobre diversos aspectos. Mas as reclamações e os elogios devem ser analisadas com critério, a fim de evitar falsas declarações.

Outras recomendações importantes é sempre fazer compras em lojas mais conhecidas, salvar as telas de navegação da loja virtual desde a que mostra o produto e preço até a conclusão do pedido e guardá-las por 90 dias, para uma eventual necessidade de reclamação ou cobrança indevida.

Seguindo estas dicas você já terá garantido a segurança necessária para efetuar compras pela internet, e poderá aproveitar os preços mais baixos e promoções exclusivas para os consumidores internautas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *