Procon Estadual interdita uma pastelaria em Vicente de Carvalho

Procon fiscaliza pastelarias da região - Foto: Divulgação
Procon fiscaliza pastelarias da região – Foto: Divulgação

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, vistoriou 16 pastelarias na última sexta-feira, dia 13. A Operação Ganbei autuou 4 estabelecimentos e interditou um deles por ausência da documentação necessária para o funcionamento e por suas péssimas condições de higiene. Há suspeita de que um dos locais vistoriados realize trabalho escravo.

A pastelaria Bonde do Yakisoba, localizada em Vicente de Carvalho, foi interditada por não apresentar o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros. Além disso, não contava com um exemplar do Livro de Reclamações, o cartaz do Disque 151 e o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta – todos exigidos por legislação. Na cozinha, havia cerca de 7kg de alimentos impróprios ao consumo e 20 litros de suco preparado com água da bica. No estoque, um gato que não estava em boas condições se encontrava dentro de uma panela. Os fiscais se impressionaram com o péssimo estado de conservação e higiene do local.

A Pastelaria Nova Bicão, localizada na Av. Brás de Pina, 1539, no Largo do Bicão, Vila da Penha, foi a única vistoriada a não ser autuada.

Ganbei, a palavra chinesa que dá nome a operação, é utilizada comumente ao brindar nos jantares de negócios na China. Confira o balanço da Operação Ganbei na nossa região:

1 – Flórida do Bicão (Av. Brás de Pina – Vila da Penha): Produtos sem informação: 2,5 kg presunto; 1 kg queijo; 3kg e 500g de frango desfiado; 2kg e 500g de coxinha de frango; 300g de banha. Lixeira sem acionamento por pedal. Dedetização vencida em fevereiro de 2015. Prazo da defesa para apresentar certificado dos bombeiros e certificado de potabilidade.

2 – Pastelaria Chen Qiyao (Av. Brás de Pina 1496 – Vila da Penha): Ausência do Livro de Reclamações.Ausência de CDCpara consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Sem especificação: 10 kg de carne moída; 5 kg de frango desfiado; nove ovos cozidos antigos; 200 gramas de salsicha; 1 kg de muçarela; 1 kg de presunto. Lixeira sem pedal. Prazo para apresentar certificado dos bombeiros, certificado de potabilidade.

3 – Bonde do Yakisoba(Av. Vicente de Carvalho, 1129 loja E – Vicente de Carvalho): Ausência do Livro de Reclamações.Ausência de CDCpara consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de alvará de funcionamento, certificado dos bombeiros e certificado de potabilidade. Certificado de dedetização vencido. Gato sendo criado no estoque. Havia 4kg lagarto vencido. Sem especificação: 2kg e 500g de coxinha, 1kg e 500g de frango, 300g de carne, 3kg de arroz preparado em balde na escada,20 litros de refresco feitos com água da bica. Cozinha em péssimas condições de higiene. Interditado até apresentar alvará de funcionamento e certificado dos bombeiros.

4 – 888 Shan Rio (Av. Monsenhor Felix 624 – Irajá): Sem especificação: 10 kg frango desfiado, 4 kg carne moída, 3 kg massa pronta. Lixeira sem pedal. Prazo da defesa para apresentar certificado dos bombeiros e potabilidade.

Administrador

Este site é um blog que reúne notícias úteis e importantes sobre toda região do bairro Vila da Penha localizado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro.

4 comentários em “Procon Estadual interdita uma pastelaria em Vicente de Carvalho

  • 19/03/2015 em 13:59
    Permalink

    Isso é umabsurdo,colocar a risco a saúde dos seres humanos,cadeia para esse tipo de gente ou o fechamento definitivo,do local acompanhado de uma enorme multa,só assim,terão,o castigo merecido,pronto falei,obrigada por sua atenção!

  • 19/03/2015 em 17:24
    Permalink

    No segundo paragrafo da reportagem se encontra a seguinte frase “No estoque, um gato que não estava em boas condições se encontrava dentro de uma panela”, da forma que se encontra escrito, aparenta que havia um animal morto dentro de uma panela que não se encontrava em boas condinções. O texto não está explicito.

  • 19/03/2015 em 17:34
    Permalink

    No texto não diz que o gato está morto e sim doente.

  • 20/03/2015 em 07:43
    Permalink

    Isto não é novidade ré do chegar em um estabelecimento deste e ver perfil dos donos, a higiene com eles mesmo e um horror vão querer cuidar da higiene p clientes se não cuidada deles próprios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *