Portal de notícias e guia comercial de Vila da Penha, Vista Alegre, Irajá, Vila Kosmos e Vicente de Carvalho
Pista do BRT em Vicente de Carvalho é usada como estacionamento

Pista do BRT em Vicente de Carvalho é usada como estacionamento – Foto: G1

Quem passa pelos bairros de Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Penha, na Zona Norte do Rio, encontra diversos veículos estacionados nas pistas em obras do corredor expresso (BRT) Transcarioca. No entanto, a “nova função” das vias tem causado transtornos para moradores, pedestres e motoristas da região.

A reportagem do site G1 percorreu as vias da Vila da Penha e Penha (avenidas Vicente de Carvalho e Brás de Pina) e registrou o problema.

Moradora da Zona Norte há 30 anos, a funcionária pública Edilene Almeida relatou que não há sinalização nem guarda municipal no local. “Virou uma bagunça. Nós, pedestres, não sabemos por onde andar. Os motoristas estacionam em cima da pista do BRT e nem querem saber se tem alguém para atravessar ou algum carro vindo. O dia que acontecer um acidente grave, talvez eles comecem a fazer a coisa correta”, disse.

O produtor de vídeo Eduardo Alves, de 37 anos, mora em uma rua próxima a uma das pistas em obras. Ele contou que além dos transtornos para os pedestres, os veículos estacionados prejudicam também o trânsito na região. Segundo ele, se os automóveis não tivessem estacionados, os motoristas teriam mais uma pista para andar.

“O tráfego fica caótico e completamente congestionado. A obra em si já complica a situação, com os veículos estacionados, só piora. Tem que ter mais organização. Não tem guarda municipal nem agente da CET-Rio “, explicou.

Posicionamento secretaria

Procurada pela reportagem do site G1, a Secretaria municipal de Transporte (SMTR) e a assessoria do consórcio BRT informaram que o caso é da Secretaria municipal de Obras (SMO).

Em nota, a SMO informou que reconhece os transtornos causados pelas obras do BRT Transcarioca, mas que o “estacionamento de veículos tem sido viabilizado temporariamente na região por conta do fechamento de ruas próximas à intervenção”. A Secretaria acrescentou ainda que assim que as ruas fechadas forem liberadas ao tráfego, não será mais permitida a parada de veículos no local.

Inauguração

O corredor expresso BRT Transcarioca vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte. O Transcarioca tem data prevista para inauguração em 2014.

Fonte: G1.

Por maclei Em 31/10/2013

1 resposta até agora

  1. Everton CB disse:

    e não para por aí.
    Como se não bastasse, o projetista teve a brilhante idéia de reduzir o tamanho das calçadas. Após a obra, todos nós pedestres somos obrigados a andar no meio da rua, pois com a calçada reduzida, só tem espaço para barracas de todo tipo. Até o ponto de ônibus sumiu. É uma muvuca infernal, até alguém ser atropelado por uma van ou moto taxi.

    Projeto falho, sem fiscalização!

Escreva um comentário


  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Youtube

Moda Infantil

Cuti Baby Moda Infantil

Publicidade

Publicidade