Apagão afetou mais de 500 mil consumidores no estado do Rio

O apagão que atingiu as regiões Norte e Nordeste do Brasil na tarde desta quarta-feira também gerou reflexos na capital e em várias cidades no estado do Rio de Janeiro. Pelo menos 533 mil consumidores ficaram sem o fornecimento de energia elétrica, afetando no total 16 municípios.

De acordo com a Light, 321 mil clientes nos bairros de Jacarepaguá, Campo Grande, Vila da Penha, Penha e Inhaúma, e nas cidades de Paracambi e Seropédica, na Região Metropolitana, ficaram sem energia entre as 15h51 e as 15h54.

Já a Enel, fornecedora do serviço no interior do estado, informou que 221 mil clientes ficaram sem luz por cerca de 12 minutos, nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Magé, Araruama, Cabo Frio, Angra dos Reis, Resende, Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Itaperuna, Petrópolis, Campos dos Goytacazes e Teresópolis.

Apagão atingiu vários estados do país – Foto: Reprodução Internet

Segundo a Light, o blecaute ocorreu devido ao Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), que provoca o desligamento automático do sistema de transmissão de energia por motivos de segurança para evitar que haja problemas maiores em alguma linha de distribuição.

O apagão foi registrado às 15h48 pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Treze estados ficaram sem energia elétrica: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Ainda segundo o portal da ONS, também teve registros de falta de luz em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

Em entrevista o diretor geral da ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, informou que não houve sobrecarga do sistema causado por excesso de demanda. Ele explicou o que chamou de “perturbação” no sistema como sendo fruto de uma falha no funcionamento de um disjuntor em uma subestação. De qualquer forma, ele disse que a ONS vai apurar melhor as causas do apagão até sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *